CONGELAMENTO DE ÓVULOS OU CRIOÓVULOS



O avanço do conhecimento e da tecnologia nos traz o imaginário cada vez mais real. No mundo atual, o aumento da expectativa de vida e a sociedade tem um peso muito importante sobre o planejamento dos objetivos pessoais e familiar, postergando cada vez mais a maternidade.


"Infelizmente os ovários não pensam como as mulheres modernas". Eles não compreendem desejo da maternidade após os 30 anos de idade.


Seguindo a natureza, a mulher esta apta a reproduzir na adolescencia, após a primeira menstruação. Pensar que isso é o natural nos dias atuais soa estranho.



Com o avanço da Fertilização in Vitro (FIV) surgiu a possibilidade do congelamento de óvulos, esperma e de embriões.

Essas técnicas avançaram muito nás duas últimas décadas e hoje é considerado um procedimento confiável e com ótimos resultados.






Os folículos ovarianos são formados pouco antes da 20 semana de gravidez. A mulher nasce com uma quantidade determinada de folículos nos 2 ovários, e ao longo da vida essa quantidade vai sendo consumida por atresia ou recrutamento para ovulação.


Dos cerca de 6 a 7 milhões de foliculos existentes em cada ovário na 20 semana de gravidez, a mulher nasce com com cerca de 1 a 2 milhoes.


Do nascimento à puberdade o consumo folicular é atenuado , com consumo proximo de 300 a 500 foliculos por dia, iniciando a vida reprodutiva com uma população de 300mil a 500 mil foliculos.


Nos anos reprodutivos, a mulher consome cerca de 30 foliculos por dia, ou cerca de 900 foliculos por ciclo de 30 dias.



Aos 50 anos, a mulher com ciclos regulares ainda possui cerca de 2500 a 4000 foliculos residuais insensiveis aos hormonios que estimulam os ovários.

OVULOG_NESE_CRIO_VULOS.jpg



INDICAÇÕES PARA CRIOÓVULOS:


- MULHERES QUE DESEJAM POSTERGAR A MATERNIDADE PARA DEPOIS DOS 35 ANOS.


- MULHERES QUE SERÃO SUBMETIDAS A TRATAMENTO ONCOLÓGICO COM QUIMIOTERAPIA E RADIAÇÃO PELVICA.

- HISTÓRICO FAMILIAR DE MENOPAUSA PRECOCE.



A QUALIDADE DOS ÓVULOS É IDADE DEPENDENTE.



QUANTO MAIS JOVEM A MULHER, MAIOR A QUANTIDADE E MELHOR A QUALIDADE DOS ÓVULOS OBTIDOS PARA CONGELAMENTO.



NÃO HÁ GARANTIA DE GRAVIDEZ EM UM PROCESSO DE CONGELAMENTO DE ÓVULOS.



A ESTRATÉGIA DO CONGELAMENTO É UMA SEGURANÇA CASO A MULHER APRESENTE MENOPAUSA PRECOCE OU POSTERGUE A GRAVIDEZ A PONTO DE NECESSITAR DE UMA DOÃÇÃO DE ÓVULOS NO FUTURO.



O PROCESSO PARA O CONGELAMENTO DE ÓVULOS DURA CERCA DE 15 DIAS, COM APROXIMADAS 6 IDAS A CLÍNICA DE REPRODUÇÃO HUMANA, NECESSITANDO AFASTAR-SE DE SEUAS ATIVIDADES POR APENAS 1 DIA (dia da punção ovariana para obtenção dos óvulos).



SUGERIMOS SUSPENSÃO DE ALGUNS EXERCÍCIOS POR PERÍODO DE 7 A 10 DIAS.



AS MEDICAÇÕES NÃO COSTUMAM EVOLUIR COM REAÇÕES ADVERSAS E SÃO DE FÁCIL APLICAÇÃO E MANUSEIO.


CRIOPRESERVAÇÃO DE TECIDO OVARIANO (CONGELAMENTO DO OVÁRIO)


Alguns pacientes não podem estimular o ovário para realizar o congelamento dos ovulos (tumores com receptor hormonal positivo) ou pacientes que nao tem tempo para fazer o ciclo de estimulacao ovariana com aspiracao dos ovulos. Estes casos podem se beneficiar desta tecnica.

Esta tecnica é considerada ainda experimental. O procedimento é feito por videolaparoscopia, onde é retirado o ovário, fragmentado e colocado em meio protetor e em seguida é congelado. Apos o tratamento oncologico o este tecido pode ser implantado na pelve ou no antebraço com a expectativa de restauração da função hormonal e reprodutiva.